O que é azeite extra virgem

Vamos conhecer o que é o azeite extra virgem e qual a importância que ele tem na nutrição.

A dieta mediterrânica foi declarada pela UNESCO “património cultural imaterial da humanidade”, e reconhece no azeite virgem extra um produto que garante o aporte de elementos de primordial importância para o corpo humano.

Azeite extra virgem como condimento, alimento e nutrição.

O azeite virgem extra (por vezes abreviado para azeite “evo”) não é considerado, de forma muito limitada, apenas como um condimento para a alimentação, mas sim como um alimento diário em que cada gota traz bem-estar. Ainda mais, como um verdadeiro alimento, com propriedades terapêuticas e preventivas contra diferentes tipos de patologias: não cura, mas previne. Aspectos que até os pesquisadores médicos, dia após dia, documentam com informações que destacam o papel primordial do azeite extra-virgem como “reservatório natural” de propriedades nutricionais e de saúde que diferem positivamente daquelas contidas em outras substâncias gordurosas.

O azeite virgem extra é certamente a mais nobre das gorduras vegetais e é a melhor gordura alimentar de sempre, tanto por ser obtido a partir do processamento de um fruto, a azeitona, (todos os outros óleos são obtidos a partir de sementes) como por ser extraído de azeitonas. apenas por meios mecânicos ou físicos que não impliquem qualquer tipo de alteração do produto. É, portanto, um produto natural por excelência: tudo o que está contido nas azeitonas se encontra no óleo extraído e pode ser usado imediatamente para alimentação sem tratamento adicional. Os óleos de sementes, por outro lado, passam necessariamente por um processo de refinação ou retificação que os torna comestíveis.

Estes dois elementos, no entanto, embora de fundamental importância, não são suficientes por si só para garantir um elevado nível de qualidade e para fazer um azeite virgem extra considerado excelente apenas por pertencer à categoria de produto “extra virgem”. Portanto, o alto nível de qualidade só é alcançado através de uma combinação de fatores e ações, contidos nos rigorosos protocolos elaborados pela Comunidade Européia que estabelecem os altos padrões de qualidade do azeite extra virgem.

Como nasce uma virgem extra de qualidade

Uma excelente virgem extra não é obtida por acaso, mas pela sábia e melhor combinação de uma série de fatores que interagem entre si de forma bastante complexa. Alguns desses fatores dependem das escolhas do agricultor-empresário e do moleiro. Outros, os naturais, dependem e são influenciados pelas condições climáticas e do solo da área cultivada, bem como pelas variedades de oliveiras utilizadas.

Entre as primeiras, destacam-se as chamadas “práticas agronómicas”, ou seja, todas aquelas operações que o agricultor-empresário realiza durante o cultivo da oliveira e nas fases subsequentes de armazenamento e conservação do produto. Estes factores influenciam fortemente as características organolépticas e a qualidade global do produto e são: a poda das oliveiras, a fertilização do terreno, a gestão do solo, a defesa fitossanitária contra parasitas, a colheita da azeitona e a escolha e gestão da tecnologia de extração. , em estreita sinergia e compartilhamento com o lagar.

FooterEnjoy