Todo mundo fala sobre o Azeite de oliva, mas o que se entende por azeite extra virgem de oliva?
Colibri é um projeto da OPCONFOLIVA para conhecer e apreciar o azeite de oliva extra virgem e as azeitonas de mesa no Brasil, cofinanciando do programa da Comissão Europeia ‘Promoção dos produtos agrícolas europeus’ REG 1144/2014.
Este produto é conhecido por sua alta qualidade e por ser um aliado da dieta.
O Azeite extra virgem de Oliva é obtido pela prensagem de azeitonas sem adição de aditivos.
Além disso, possui um nível de acidez significativamente menor do que outros óleos, fixado em 0,8 gramas por 100 gramas de produto.
Azeite Extra Virgem de Oliva de UE
Qual é a diferença entre o azeite de oliva e o azeite extra virgem de oliva ?
A diferença entre o azeite extra virgem de oliva e o azeite de oliva está nas qualidades organolépticas e no sabor. O sabor do verdadeiro do azeite extra virgem de oliva é amargo, com notas de especiarias que agradam o paladar, enquanto o azeite de oliva é mais frutado e delicado. A sensação de picante deve-se aos polifenóis presentes no produto, devido a fraca maturação das azeitonas, a extração a frio e a variedade do fruto.
O que significa DOP, IGP e azeite extra virgem de oliva Orgânico,
Existem três abreviaturas para indicar um azeite extra virgem de oliva de qualidade: DOP, IGP, BIO. São siglas que permitem que os consumidores entendam que estão lidando com um produto autêntico, não uma falsificação. Vejamos o que significam:
● Denominação de Origem Protegida (DOP). O azeite extra virgem de oliva, desde a colheita da azeitona ao engarrafamento, é produzido numa zona específica com características únicas.
Estes são, por exemplo, a variedade da azeitona, o método e o momento da colheita, quantas árvores existem em cada hectare de terra, o aroma ou sabor específico do produto, etc.
● Indicação Geográfica Protegida (IGP). O azeite extra virgem de oliva tem etapas de produção que podem ocorrer em diferentes áreas, mas pelo menos uma dessas etapas tem ligação com uma área geográfica específica que confere singularidade ao produto.
● Orgânico (BIO). O azeite extra virgem de oliva foi produzido de acordo com padrões rígidos, que respeitam o meio ambiente e não fazem uso de fertilizantes químicos ou pesticidas, mantendo a biodiversidade da área.
Fale Conosco
Deixe seu e-mail para receber informações sobre eventos na área
Como é preparado o azeite
extra virgem de oliva ?
Quando as azeitonas atingem o ponto certo de maturação, são colhidas da árvore e prensadas.
Não existe uma única variedade de azeitona para preparar O azeite extra virgem de oliva . A escolha do tipo de fruta a ser utilizada fica a critério do lagar e também depende da área de produção.
O que não muda é o processo de compressão: as azeitonas são lavadas com cuidado, soltas das folhas, depois passam pela moagem, ou seja, os frutos são prensados por um rolo de pedra, para a centrífuga e para a filtragem.
Estas últimas fases devem ocorrer em instrumentos mecânicos com temperatura não inferior a 27 graus, de acordo com o Regulamento Europeu número n. 2568/91.
Quais são os benefícios do azeite extra virgem?
O azeite extra virgem é um amigo da dieta: antes de tudo, melhora o metabolismo e ajuda a assimilar melhor as vitaminas e oligoelementos encontrados em outros alimentos.
Contém oleuropeína, uma substância que mantém os níveis de insulina no sangue sob controle, tornando o o azeite extra virgem de oliva também perfeito para quem sofre de diabetes.
Sendo rico em polifenóis, o azeite extra virgem de oliva é um poderoso antioxidante, que mantém as células jovens, ideal para a saúde dos tecidos, órgãos e ossos.
Por fim, também é um aliado do coração, graças à presença de gorduras monoinsaturadas que mantêm os níveis de colesterol sob controle.